O CAVALO

Os cavalos são animais mamíferos da mesma família das mulas, zebras e dos demais equídeos. Pertencem a ordem dos perissodáctilos, sendo por isso parentes dos rinocerontes e dos tapires, ou antas. Esses animais (cavalos) são e foram, usados como meio de transporte seja para montaria, puxando carroças, ou até mesmo nas batalhas dos séculos passado.

Eles foram usados em praticamente tudo desde trabalho na agricultura até, levando homens para a colonização de novas terras.

Atualmente esses animais são mais utilizados para fins esportivos, passeios e até mesmo terapêutico, em competições como corridas, saltos, entre outros. Como curiosidade, a raça mais rápida de cavalo, o famoso thoroughbred ( PSI) alcança em média a incrível velocidade de 17 m/s (~60 km/h).

É indicado que a reprodução dos cavalos ocorra a partir dos 4 anos de idade, pois a fêmea pode parar de se desenvolver caso a gestação ocorra antes dessa idade. Geralmente os donos dos cavalos levam o macho ao encontro das fêmeas na época fértil para que haja a inciminação, que também pode ocorrer artificialmente.

A gestação das éguas dura cerca de onze meses. Na hora do parto, a primeira parte do filhote a aparecer é a cabeça. O parto dura de 10 a 30 minutos e deve-se ter, se possível, um veterinário para ajudar em caso de eventual complicação. Após o parto a égua deve descansar por cerca de 5 dias e, nesse período, sua alimentação deve ser leve (cenoura e feno por exemplo).

Geralmente, meia hora após o nascimento, o potro começa a mamar. As primeiras mamadas é muito importante para que o filhote receba enzimas que o protegem contra doenças, além de nutrir o animal. Somente após alguns meses o potro para de mamar e começa a se alimentar de outros tipos de comida.

Os cavalos geralmente se alimentam de grama ou pequenos arbustos sendo que comem também rações industriais. Esse animal pode atingir os 400 kg.
Os cavalos não são animais violentos e só atacam quando são ameaçados, sendo que seu coice pode matar uma pessoa.

Esses animais dependem da velocidade para escapar de predadores. São animais sociais, que vivem em grupos liderados por matriarcas.

Algumas raças:

Quarto de Milha: Ideal para sela, corridas, saltos de obstáculos e lida do gato, a raça descende dos cavalos mustangues que foram levados para a América do Norte por colonizadores espanhóis. Tem entre 1,52 e 1,62 metro e também uma grande força muscular.

Andaluz: foi criado no Brasil e é resultado do cruzamento de Lusitanos e Espanhóis. É um animal dócil que aprende facilmente.

Appaloosa: foi trazido da América do Norte por espanhóis. É muito bom para lidar com gado e corridas curtas.

Percheron: Com altura entre 1,5 e 1,8 metro, é usado para sela, tração, competições de carruagem e desfiles comemorativos. Originário do nordeste da França, é forte, e muito dócil.

Puro Sangue Inglês: Principal cavalo de corrida do mundo, mede entre 1,62 e 1,67 metro. Surgiu na Inglaterra no século 17 e é considerada a raça mais cara de cavalo. É corajoso e com um ótimo vigor físico.

Árabe: É a mais antiga e também a mais pura das raças do mundo. São bons em esportes hípicos e adestramento.

Os cavalos usam uma elaborada linguagem corporal para comunicar uns com os outros, a qual os humanos podem aprender a compreender para melhorar a comunicação com esses animais. Seu tempo de vida varia de 25 a 40 anos.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.