Enduro Equestre


Seguindo nossa caminhada em meio às modalidades equestres essa semana conheceremos um pouco mais sobre o Enduro. A Prova equestre, no formato em que é disputado atualmente teve sua origem nos Estados Unidos em 1955, através da Tevis Cup buscando simular as viagens do correio americano tendo como objetivo percorrer 100 milhas em 24 horas sem efetuar troca de cavalo, no entanto existem hoje, competições com distâncias maiores e realizadas em vários dias, como um exemplo mais próximo dos moradores do Rio Grande do Sul e apreciadores do cavalo crioulo, podemos citar a marcha da resistência que percorre 750km em 15 dias.

Várias tentativas de introdução dessa prova no Brasil não obtiveram muito sucesso antes de 1989 devido a vários acidentes fatais com animais devido à falta de preparo adequado e também devido à falta de conhecimento sobre segurança dos veterinários responsáveis e isso não foi exclusividade do Brasil. Hoje a realidade é diferente no mundo inteiro, pois a prova é
regulamentada por rigorosas normas da FEI – Federação Equestre Internacional que tem por objetivo principal preservar a integridade dos animais. O formato idealizado na busca de preservação dos animais ao longo da realização da prova se dá através dos vet-checks onde vários parâmetros são avaliados, tais como: índice de recuperação cardíaca, grau de desidratação, claudicações, entre vários outros. Após o final de cada etapa, o competidor só recebe autorização para continuar na prova se todos os parâmetros estiverem dentro da faixa de normalidade fixada pelo regulamento, Podemos dizer que o Brasil tem uma vocação natural para a prática do enduro eqüestre, pois a enorme extensão territorial brasileira foi consolidada sobre dorso de cavalos. Já possuímos uma extensa tradição eqüestre, excelentes criações e uma varidade de trilhas naturais, diferenteda
maioria dos países praticantes, o que nos proporciona condições ideais para a prática deste esporte, reservando-nos um futuro promissor, segundo os próprios dirigentes internacionais que nos visitam periodicamente. Por se tratar de uma prova de enorme esforço físico tanto de cavalo como de cavaleiro conseguir completar o percurso já é uma vitória.

O enduro é um esporte eqüestre fácil de ser praticado, pois não exige em suas categorias inferiores qualificação técnica do cavalo nem do cavaleiro, possibilitando a participação de cavalos de todas as raças, puros ou mestiços, desde que tenham no mínimo quatro anos de idade. Para o cavaleiro não há limite de idade, podendo ser tranquilamente praticado em família. Mais informações sobre regras podem ser obtidas no site da CBH – Confederação Brasileira de Hipismo e especificamente sobre a marcha de resistência do cavalo crioulo podem ser obtidas no site da ABCCC – Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos.

O fato do cavalo possibilitar o convívio e a união da família através da prática de algumamodalidade equestre será algo bastante recorrente em nossos assuntos, pois essa é uma das características apaixonantes desses maravilhosos seres que nos emprestam sua vitalidade e nos encantam com sua força e ao mesmo tempo docilidade. Sugestões de assuntos e/ou dúvidas entrar em contato, estarei inteiramente àdisposição.

Boa leitura e uma ótima semana a todos.

lisa_huberty@hotmail.com

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.