Mercado de cavalos Mangalarga Marchador emprega mais que indústria automobilística

Mangalarga Marchador, também conhecido como Mangalarga Mineiro, uma raça brasileira descendente dos cavalos Alter-Real de origem lusitana que chegaram ao Brasil no início do século XIX por meio da Corte portuguesa. Fazendeiros da região sul de Minas foram realizando cruzamentos com cavalos crioulos marchadores desenvolvendo este animal de cavalgada.

Negócio de cifras bilionárias, no Brasil o mercado de cavalos emprega mais do que a indústria de carros. Em 2016, enquanto o setor automobilístico gerou 1,3 milhão de empregos, conforme dados do segmento, o de equinos ofertou vagas para 3 milhões de brasileiros. As estimativas foi fornecida pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM).

Segundo a Associação, o mercado de equinos cresceu 10% em 2016 e movimenta, anualmente, R$ 16,5 bilhões, gerando 610 mil empregos diretos e sendo responsável por 3 milhões de postos de trabalho no país.

Considerada uma raça de cavalgada, o Mangalarga Marchador é atrativo e tanto para quem deseja ter um animal voltado para o lazer, exposições, leilões ou transferência de embriões.

Fonte: Portal Hoje em Dia

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.