Puro Sangue Inglês (P.S.I)

O Puro Sangue Inglês é uma das raças mais famosas e também uma das mais

valiosas em todo o mundo. No século XVII, as corridas de cavalos estavam a ganhar fama em Inglaterra e a envolver cada vez maiores quantias de dinheiro. Surgiu assim a necessidade de aperfeiçoar os cavalos existentes na altura. Foram importados três garanhões Árabes: Byerley Turk (1684), o Darley Arabian (1704) e o Gogolphin Arabian, que foram cruzados com as éguas inglesas e algumas ibéricas. 

O Puro Sangue Inglês foi batizado com este nome no início século XIX. Desde essa data têm sido amplamente utilizado no melhoramento de outras raças, sobretudo as de corridas. A rigorosa seleção e a ginástica funcional naturalmente advinda das competições e das preparações, para elas, fizeram um animal extremamente bem desenvolvido no sentido de uma poderosa estrutura óssea e muscular, aliadas a uma grande agilidade e saúde geral. 
Fixando-se durante cerca de 270 anos estas características com objetivos fundamentalmente funcionais, é hoje o Puro-Sangue Inglês, um animal de características absolutamente definidas, podendo ser considerado zootecnicamente como raça pura.

Algumas das características de maior destaque são a sua valentia e inteligência. Isto permite-lhes não só conseguir aprender facilmente aquilo que lhes ensinamos, como ainda não têm medo de um bom desafio.

Os cavalos PSI tem porte médio para grande, com altura variando entre 1,62 a 1,67 metros; a cabeça é reta ou levemente ondulada; os olhos são grandes; as orelhas médias; e as narinas elípticas. Os animais possuem pelagem castanha, alazão e negra ou tordilho, de preferência uniforme.

Os animais de raça são selecionados especialmente para corrida por serem considerados a raça mais veloz entre os equinos, e por possuir grande capacidade atlética. As principais habilidades se relacionam às corridas planas ou com obstáculos de média distância, salto, adestramento e CCE.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.